| HOME | ÍNDICE REVISTA | ANTERIORES Com artigos da revista italiana Quattroruote 
Dezembro/2009
     
ASSINE JÁ!

Edição 320
 
Reportagens
Mercado e serviços
Teste Rápido
Lançamento
Salão
Novidade
Comportamento
E mais
Seções
 
Expediente
  Reportagens

O CARRO MAIS ECONÔMICO DO BRASIL
O superteste do ano!
Doze montadoras indicaram seus carros mais econômicos para o desafio: ver quem gasta menos dinheiro para percorrer 145 km

TEXTO Ana Flávia Furlan FOTOS Roberto Assunção e Ibrahim Cruz

Em razão das paradas para as trocas de motorista e das limitações de segurança impostas pela equipe de pista, como as velocidades máxima e mínima, o percurso do teste pode ser considerado uma representação de um trajeto misto, com porcentagem levemente maior para a cidade.

Por isso, as médias em km/l foram menores que as obtidas em laboratório - e que dificilmente são repetidas pelos consumidores nas ruas. O Mille com álcool, por exemplo, tem média declarada de consumo entre 11 km/l (urbano) e 15,6 km/l (rodoviário), mas não chegou a atingir 13 km/l no teste prático. Quando o trabalho terminou era noite em Limeira. Mas nosso objetivo foi alcançado.

Conseguimos eleger "O carro mais econômico do Brasil" e revelar médias de consumo muito próximas àquelas que um motorista comum consegue obter em seu dia a dia, quando as condições externas não são controladas. Não são as melhores marcas que esses carros podem obter, mas são as mais próximas da "vida real". Afinal de contas, consumo é uma medida relativa que depende não apenas do carro, mas também de quem está dirigindo.

mille leva ainda o prêmio ecomotor

Foram dois os critérios para a escolha do modelo que ganharia o título "ecoMotor 2009". o primeiro era que o candidato utilizasse um combustível renovável, no caso, o etanol. o segundo, que tivesse a menor média de consumo em km/l com esse combustível. deu Mille! se fosse flex, o smart seria um forte candidato ao título, mas, queimando gasolina, ele emitiu nada menos que 18,2 kg de co2 durante a realização do teste. e, antes que alguém diga que o etanol polui mais que a gasolina (provavelmente influenciado pela nota Verde divulgada pelo Ministério do Meio ambiente), podemos garantir que o Mille, neste ranking, também passou com louvor. teve nota 8,8 com gasolina e 9,0 com etanol. ou seja, é menos poluente por qualquer índice adotado. Mas, analisando os resultados de nosso teste "o carro mais econômico do Brasil", algumas conclusões ficam evidentes. a primeira é em relação às vantagens do etanol. além de garantir mais potência ao motor, o combustível é benéfíco também para o seu bolso. Mesmo estando em uma fase de alta nos preços - resultado da entressafra da cana e do aumento da demanda por açúcar no mercado internacional -, os carros que utilizaram etanol no teste percorreram o trajeto com menor custo. a segunda constatação foi a de que a indústria tem condições, sim, de diminuir o impacto dos carros no meio ambiente. Basta um pouco de boa vontade. com bielas mais leves, pistões menores, molas com menos cargas nas válvulas, comando de injeção com mais recursos, catalisador com menor restrição, adoção de um óleo mais fino, menor rotação de marcha lenta, marchas mais alongadas, mudanças na geometria de suspensão e um pneu de baixo atrito fizeram nascer o Mille economy. o mesmo vale para o Polo, que, mesmo com um motor 1.6 convencional, se beneficia de mudanças visuais favoráveis à aerodinâmica, de um câmbio alongado, de pneus de baixo atrito e de um volante com assistência eletrohidráulica, no lugar de um sistema hidráulico mais pesado. mille leva ainda

 

PÁGINAS :: << Anterior | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6
 

OUTROS SITES


 
 
© Copyright 1996-2009 Editora Três