| HOME | ÍNDICE REVISTA | ANTERIORES Com artigos da revista italiana Quattroruote 
Agosto/2010
     
ASSINE JÁ!

Edição 328
 
Reportagens
Mercado e serviços
Teste Rápido
Lançamento
Salão
Novidade
Comportamento
E mais
Seções
 
Expediente
  Reportagens

EcoMotor
Audi Verde
Um esportivo com emissão zero leva à reflexão: de onde virá tanta energia elétrica?

Texto: Flávio R. Silveira, do Rio de Janeiro (RJ)


Na base da entrada de ar do teto, uma pequena peça cromada se abre para dar acesso à tomada de abastecimento. O visor com duas linhas (vermelha e verde) mostra o nível de carga das baterias


Depois que a indústria automobilística passou a se preocupar com o aquecimento global, começou a corrida pelo carro verde. Com o CO2 como grande vilão, nada melhor que automóveis com emissão zero deste gás. Há alternativas em desenvolvimento e algumas já em uso, como o etanol, assunto no qual o Brasil é referência mundial; os híbridos, já à venda aqui (Mercedes S400 Hybrid); e os puramente elétricos – grupo do qual faz parte este Audi e-tron, que será vendido no Brasil em 2012 (claro que com modificações em relação a este das fotos, ainda um show car).

A energia elétrica que moverá esses carros tem que ser obtida de alguma fonte. Se for limpa, como a hidrelétrica, ótimo. Se for suja, como o carvão, não teremos evoluído muito (o debate é amplo). De qualquer forma, a Audi fez um carro que gasta muito combustível – mas, em vez de um “beberrão” de gasolina, temos um grande consumidor de eletricidade.

“Apesar da preocupação ambiental, a demanda por superesportivos continuará”, explicou à MOTOR SHOW Paulo Sérgio Kakinoff, presidente da Audi do Brasil. O executivo defende que, embora a maior parte dos fabricantes priorize modelo elétricos pequenos e urbanos, o consumidor de luxo também deseja carros limpos. Na verdade, não foi a Audi quem descobriu isso, mas um empresa da Califórnia (EUA) chamada Tesla, que lançou o primeiro superesportivo elétrico há mais de dois anos (confira nossa avaliação em http://bit.ly/bTeiLy).

Acima, o painel do carro-conceito que, segundo a Audi, deve permanecer clean na versão de rua.

As entradas de ar na lateral e no teto, que se abrem automaticamente para resfriar as baterias. E no canto direito, a câmera-retrovisor

 

1 | 2 | Próxima >>

 

OUTROS SITES

 
© Copyright 1996-2010 Editora Três